segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica



Aconteceu Domingo dia 26 de Outubro, o lançamento da Primeira Pedra do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica, que numa primeira fase passa pela construção de uma creche. A cerimónia aconteceu imediatamente após o final da missa, ao meio-dia; tendo todos os presentes rumado ao local onde já se desenrola a obra.


Nesta cerimónia estiveram presentes a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Almada Maria Emília Neto Sousa, Drª Fátima Lopes (Centro Regional da Segurança Social de Setúbal) em representação do Secretário de Estado da Segurança Social Dr. Pedro Silva Marques, Teresa Paula (Presidente da Junta de Freguesia de Caparica), Prof. Clara Vicente (Vogal da Junta de Freguesia), Arquitecto Rui Calmeiro (Gab. Arquitectura de elaboração do Projecto), Eng.s das Construções Torrão, Eng Abílio Neto (Responsável pela fiscalização da obra), Vereador António Matos (Direcção Municipal de Desenvolvimento Social), Vereadora Amélia Pardal (Direcção Municipal de Planeamento e Administração do Território) e Diácono Fernando Garcia (Centro Social Paroquial de Vila Nova Caparica) e Pároco Eng José Afonso Camacho Rodrigues Marques Pinto, e diversas outras individualidades em representação das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de localidade vizinhas, e populares de Vila Nova de Caparica em grande número.


Após a bênção da pedra, pelo Pároco e Diácono iniciou-se a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Almada e o Centro Social Paroquial de VNC, pelo qual a CMA comparticipa com 20% do valor da construção da creche (10% recebido no acto de assinatura e 10% quando a obra estiver terminada).


Fernando Garcia (Centro Social Paroquial VNC) tomou a palavra para agradecer os apoios de todas entidades e particulares, e fazer um pouco da história do Centro Paroquial, começando com o lançamento da Primeira Pedra da Igreja que ocorreu a 7 de Dezembro de 1997.


A Drª Fátima Lopes veio agradecer a iniciativa do Centro Paroquial, como entidade de grande valor que desempenha junto das populações um papel de grande relevo, nomeadamente por ser uma parceira essencial para a nível local levar em frente a construção de um equipamento social, para o qual a Segurança Social contribui, através do programa PARES, com cerca de 60% do valor total de construção estimado em cerca de 706 950 euros.


A Srª Presidente da Câmara Almada encerrou a fase de discursos, salientando a coragem, a convicção, determinação e o empenhamento que o Centro Paroquial tem nesta obra. Parafraseando o poeta (Fernando Pessoa) disse “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”; e que poderão sempre contar para realização do sonho com o apoio da CMA. Porque, no seu entender, a CMA tem uma função de repartir e disponibilizar as existências, no sentido de dignificar a pessoa humana, e atenuar as desigualdades. Nomeadamente a presente obra social, a CMA não só comparticipa com 20%, mas também isentou de taxas e ofereceu os terrenos, porque isso faz parte do processo de organização estruturada do território.

Para término da cerimónia os presentes assinaram dois pergaminhos, um para ser incorporado na pedra cerimonial e outro para ser emoldurado e afixado para fazer perdurar o momento. O enceramento do pergaminho no interior da pedra ocorreu cerca das 13h30, seguindo-se um beberete, com moscatel de honra aberto a toda a comunidade presente.

Em nome do Clube Peões da Caparica apresentamos o nosso grande apreço pela obra social que a instituição Centro Social Paroquial de Vila Nova de Caparica tem vindo a construir de forma empenhada, para suprir as necessidades de toda a comunidade. Bem hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário