terça-feira, 26 de abril de 2011

Peões da Caparica comemoram o Dia da Liberdade



Trinta e sete anos depois de Abril de 1974, o Clube Peões da Caparica junta-se às colectividades de Almada para comemorarem o Dia da Liberdade.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Lançamento das primeiras pedras das Piscinas e Biblioteca do Centro Cívico da Caparica



No passado dia 9 de Abril, o Clube Peões da Caparica esteve na tradicional cerimónia de lançamento das  primeiras pedras das Piscinas e Biblioteca do Centro Cívico da Caparica.
Estiveram ainda presentes a  Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília Neto Sousa, Teresa Paula (Presidente da Junta de Freguesia de Caparica), o Vereador António Matos (Direcção Municipal de Desenvolvimento Social), diversas individualidades em representação das Associações e Clubes da freguesia e população de Vila Nova de Caparica.
A nova Biblioteca terá áreas dedicadas à leitura, uma sala polivalente, uma sala de expressão plástica e uma área infanto-juvenil.
Quanto à piscina, será constituída por um tanque de 25 metros com 6 pistas e um ginásio para actividades físicas e de manutenção.


A alegria foi evidente em todos os presentes e a tarefa da colocação das primeiras pedras foi levada a cabo com muito empenho e profissionalismo.
Em nome do Clube Peões da Caparica, felicitamos todos os que contribuíram para que estas obras se transformassem em realidade.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Opções Participativas no Monte de Caparica

O executivo da Câmara Municipal de Almada no passado dia 18 de Março deslocou-se ao Monte de Caparica para realizar mais um Fórum de Participação – Opções participativas. Desta feita foi apresentado o projecto de requalificação do centro histórico da freguesia e o anteprojecto do jardim do Monte de Caparica. O Fórum teve lugar no centenário Clube Recreativo União e Capricho, e teve uma larga participação das gentes locais.

Mesa constituída: Arq. António Janeiro, Vereador José Gonçalves, Presidente da Junta - Teresa Coelho, Presidente da CMA - Maria Emília Sousa, Vereadora Amélia Pardal, Vereador Rui Jorge, Vereador António Matos

Após a Presidente Maria Emília de Sousa ter dado início ao Fórum,  cerca das 21h20, salientado este como mais uma faceta da democracia participativa, foi passado um pequeno filme descrevendo o concelho, e algumas particularidades da Freguesia de Caparica. O Arq. António Janeiro fez a apresentação dos pormenores da requalificação do espaço público do centro histórico bem como a apresentação do anteprojecto do Jardim do Monte de Caparica.


Pormenor do futuro centro histórico do Monte de Caparica


Projecto de construção do Jardim do Monte de Caparica

De seguida, foi dada voz aos presentes na sala para apresentar os seus anseios e nomeadamente participarem na definição das propostas. Tendo havido de seguida participação dos membros da mesa. Alguns dos pontos focados  neste Fórum foram:
  • Agradecimento geral da comunidade pela presença da Presidente da Câmara e da edilidade 
  • Inconformidade de funcionamento, inicial, de algumas obras (anteriores) da CMA;
  • Identificação património (por exemplo Capela de São Tomás de Aquino, Torre Velha, ...) que a comunidade gostaria de ver conservada e devolvida à população. Também, a questão da gestão desse património foi levantada.
  • Redução do estacionamento imposto pela requalificação do centro histórico
  • Sanitários públicos
  • Recolocação do antigo chafariz, por exemplo, como elemento integrante do Jardim.
  • Estado da requalificação do Parque Filipa de Água
  • A falta de iluminação na rotunda junto ao parque Filipa de Água
  • Solicitação de alteração ao circuito realizado pelos camiões na zona dos Três Vales.
  • Pedido da criação de ciclovias de ligação a todas as outras freguesias vizinhas.
A Srª Presidente Emília de Sousa deu por encerrado o Fórum, cerca da 1h00.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Concursos de Pintura, Poesia e Fotografia foram um sucesso


Os concursos de Poesia, Pintura Rápida e Fotografia foram um sucesso. Foram apresentados a concurso mais de 60 trabalhos, nesta primeira edição. Embora a maioria esmagadora dos participantes seja do concelho de Almada, existem várias participações do concelho do Seixal, mas também de Ansião e até do Brasil, da localidade de Americana na região de São Paulo.

Os trabalhos de maior relevância apresentados a concurso serão objecto da EXPOSIÇÃO CULTURAL CPC, a qual decorrerá na Biblioteca Municipal José Saramago - Feijó. Esta Exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Almada, decorre integrada nas actividades da Quinzena da Juventude.

Na Sessão de Abertura da EXPOSIÇÃO CULTURAL CPC, a acontecer às 17h00 de dia 12 de Março, serão divulgados em primeira mão os resultados dos concursos, distinguidos os melhores trabalhos com prémios, além de, de serem entregues certificados de participação à todos os concorrentes.

Mais notícias, dentro da página da Secção de Aventura e Cultura

sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO - 2011!!


Feliz Ano Novo
Happy New Year
Glückliches neues Jahr
Gëzuar Vitin e Ri
سنة جديدة سعيدة
Честита Нова Година
Feliç Any Nou
新年快樂
Sretna Nova godina
Srečno novo leto
Feliz Año Nuevo
Head Uut Aastat
Onnellista uutta vuotta
שנה טובה
Boldog Új Évet
Buon anno
明けましておめでとうございます
Laimīgu Jauno gadu
Selamat Tahun Baru
Szczęśliwego Nowego Roku
La mulţi ani
С Новым годом
Furaha ya Mwaka Mpya
Gott Nytt År
Yeni Yılınız Kutlu Olsun
نیا سال مبارک ہو
Chúc mừng năm mới

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Neste Natal, o Clube Peões da Caparica deseja a todos os sócios, amigos e respectivas famílias um Feliz Natal, na companhia daqueles que mais gostem e repleto de momentos memoráveis.

Nesta altura em que o consumismo assume um papel crucial na vida da maior parte das pessoas, experimentem em vez de dar um presente caro, dar um sorriso sincero, certamente que quem o receber se sentirá bem mais rico e feliz.

O Natal é a família, é paz, é harmonia, é mais do que tudo mostrar carinho e afecto pelas pessoas que são importantes na nossa vida. Como é por vós que o Clube existe e porque são vocês a família dos Peões, um Obrigado e um Feliz Natal para todos.