segunda-feira, 21 de março de 2011

Opções Participativas no Monte de Caparica

O executivo da Câmara Municipal de Almada no passado dia 18 de Março deslocou-se ao Monte de Caparica para realizar mais um Fórum de Participação – Opções participativas. Desta feita foi apresentado o projecto de requalificação do centro histórico da freguesia e o anteprojecto do jardim do Monte de Caparica. O Fórum teve lugar no centenário Clube Recreativo União e Capricho, e teve uma larga participação das gentes locais.

Mesa constituída: Arq. António Janeiro, Vereador José Gonçalves, Presidente da Junta - Teresa Coelho, Presidente da CMA - Maria Emília Sousa, Vereadora Amélia Pardal, Vereador Rui Jorge, Vereador António Matos

Após a Presidente Maria Emília de Sousa ter dado início ao Fórum,  cerca das 21h20, salientado este como mais uma faceta da democracia participativa, foi passado um pequeno filme descrevendo o concelho, e algumas particularidades da Freguesia de Caparica. O Arq. António Janeiro fez a apresentação dos pormenores da requalificação do espaço público do centro histórico bem como a apresentação do anteprojecto do Jardim do Monte de Caparica.


Pormenor do futuro centro histórico do Monte de Caparica


Projecto de construção do Jardim do Monte de Caparica

De seguida, foi dada voz aos presentes na sala para apresentar os seus anseios e nomeadamente participarem na definição das propostas. Tendo havido de seguida participação dos membros da mesa. Alguns dos pontos focados  neste Fórum foram:
  • Agradecimento geral da comunidade pela presença da Presidente da Câmara e da edilidade 
  • Inconformidade de funcionamento, inicial, de algumas obras (anteriores) da CMA;
  • Identificação património (por exemplo Capela de São Tomás de Aquino, Torre Velha, ...) que a comunidade gostaria de ver conservada e devolvida à população. Também, a questão da gestão desse património foi levantada.
  • Redução do estacionamento imposto pela requalificação do centro histórico
  • Sanitários públicos
  • Recolocação do antigo chafariz, por exemplo, como elemento integrante do Jardim.
  • Estado da requalificação do Parque Filipa de Água
  • A falta de iluminação na rotunda junto ao parque Filipa de Água
  • Solicitação de alteração ao circuito realizado pelos camiões na zona dos Três Vales.
  • Pedido da criação de ciclovias de ligação a todas as outras freguesias vizinhas.
A Srª Presidente Emília de Sousa deu por encerrado o Fórum, cerca da 1h00.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Concursos de Pintura, Poesia e Fotografia foram um sucesso


Os concursos de Poesia, Pintura Rápida e Fotografia foram um sucesso. Foram apresentados a concurso mais de 60 trabalhos, nesta primeira edição. Embora a maioria esmagadora dos participantes seja do concelho de Almada, existem várias participações do concelho do Seixal, mas também de Ansião e até do Brasil, da localidade de Americana na região de São Paulo.

Os trabalhos de maior relevância apresentados a concurso serão objecto da EXPOSIÇÃO CULTURAL CPC, a qual decorrerá na Biblioteca Municipal José Saramago - Feijó. Esta Exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Almada, decorre integrada nas actividades da Quinzena da Juventude.

Na Sessão de Abertura da EXPOSIÇÃO CULTURAL CPC, a acontecer às 17h00 de dia 12 de Março, serão divulgados em primeira mão os resultados dos concursos, distinguidos os melhores trabalhos com prémios, além de, de serem entregues certificados de participação à todos os concorrentes.

Mais notícias, dentro da página da Secção de Aventura e Cultura

sábado, 1 de janeiro de 2011

FELIZ ANO NOVO - 2011!!


Feliz Ano Novo
Happy New Year
Glückliches neues Jahr
Gëzuar Vitin e Ri
سنة جديدة سعيدة
Честита Нова Година
Feliç Any Nou
新年快樂
Sretna Nova godina
Srečno novo leto
Feliz Año Nuevo
Head Uut Aastat
Onnellista uutta vuotta
שנה טובה
Boldog Új Évet
Buon anno
明けましておめでとうございます
Laimīgu Jauno gadu
Selamat Tahun Baru
Szczęśliwego Nowego Roku
La mulţi ani
С Новым годом
Furaha ya Mwaka Mpya
Gott Nytt År
Yeni Yılınız Kutlu Olsun
نیا سال مبارک ہو
Chúc mừng năm mới

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Neste Natal, o Clube Peões da Caparica deseja a todos os sócios, amigos e respectivas famílias um Feliz Natal, na companhia daqueles que mais gostem e repleto de momentos memoráveis.

Nesta altura em que o consumismo assume um papel crucial na vida da maior parte das pessoas, experimentem em vez de dar um presente caro, dar um sorriso sincero, certamente que quem o receber se sentirá bem mais rico e feliz.

O Natal é a família, é paz, é harmonia, é mais do que tudo mostrar carinho e afecto pelas pessoas que são importantes na nossa vida. Como é por vós que o Clube existe e porque são vocês a família dos Peões, um Obrigado e um Feliz Natal para todos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Um ano!

Alexandre Marques, Ana Bela Santos, António Dias, Emanuela Fragoso, Fátima Loureiro, Hugo Silva e José Luís Ferreira reuniram no dia 25 de Novembro de 2009, para esboçar a primeira estrutura do Clube, Projecto X.
Todavia, o Clube Peões da Caparica só foi registada a 7 de Dezembro de 2009, data em que iremos comemorar o nosso primeiro aniversário.

A todos os fundadores, e a todos os sócios e amigos um muito obrigado!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Acto de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais


O Acto de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais do Clube Peões da Caparica para o mandato 2010-2011 ocorreu na passado Sábado dia 16 de Outubro, após as 18horas, na presença da Coordenadora da Escola Básica de 1º Ciclo de Vila Nova de Caparica, Prof. Teresa Frade, e com praticamente todos os membros dos Corpos Sociais presentes.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apresentação do Clube


O primeiro extracto do Relatório e Conta 2009-2010 que aqui apresentamos é relativo ao capítulo de apresentação do Clube.

… Sempre que um homem sonha
O mundo pula e avança como bola colorida
Entre as mãos de uma criança.
Pedra Filosofal, António Gedeão

O Clube Peões da Caparica iniciou a sua actividade a 07.12.2009, em resultado do confluir de vontade entre amigos e pais de jovens do Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica, para colmatar a falta de oferta desportiva e cultural.

O Agrupamento Vertical de Escolas da Costa da Caparica e a Câmara Municipal de Almada foram desde o início sensíveis a esta iniciativa e apoiaram-na cedendo um espaço na Escola Básica de 1º Ciclo de Vila Nova de Caparica para o funcionamento das actividades desta Associação.

O Clube Peões da Caparica é uma associação de direito privado, com personalidade jurídica, dotada de autonomia administrativa e financeira, não tem fins lucrativos e desenvolve a sua actividade de forma independente.

Na sua actuação o Clube procura desenvolver, dentro do orçamento, aprovado em Assembleia-geral de Associados, actividades desportivas, culturais e sociais e recreativas que se pretende vão ao encontro dos desejos dos Associados.